Publicidade

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Para João Correia, negativa do TRE-AC é motivada por medo da verdade

Candidato ao Senado pelo PMDB acreano diz que vai até recorrer ao último grão da Justiça para que a verdade seja mostrada.
Duaine Rodrigues, da Agência ContilNet
João Correia tem conversado bastante com populares que passam por sua residência temporária (Fotos: Selmo Melo/Agência ContilNet)
João Correia tem conversado bastante com populares que passam por sua residência temporária (Fotos: Selmo Melo/Agência ContilNet)

Cinco dias já se passaram desde que João Correia, candidato ao Senado pelo PMDB do Acre, decidiu iniciar uma greve de fome em protesto a decisão da Justiça Eleitoral que negou seu pedido de realização de perícia na fita da entrevista que concedeu à emissora TV5 e que acabou em agressão física entre o ex-deputado federal e o jornalista Demóstenes Nascimento.

Correia, que ‘reside’ na Praça Povos da Floresta, no Centro de Rio Branco, desde o primeiro dia da greve, tem sobrevivido à base de água mineral e água de côco, o segundo líquido recomendado por usa esposa, que é médica, para evitar aumento da pressão arterial.

Sem o conforto de sua residência, ele tem disponível no local um banheiro ecológico para as necessidades fisiológicas, que foi trocado por conta dos inúmeros usuários anônimos que já visitaram suas dependências.


A greve de fome do candidato começou na última sexta-feira, 10, e já passa das 100 horas de duração
A greve de fome do candidato começou na última sexta-feira, 10, e já passa das 100 horas de duração

Apesar de estar sentindo-se bem fisicamente, o candidato diz que o cansaço está sendo mais forte até do que a fome, já que tem dormido pouco nestes dias de protesto. E conta que o que mais lhe incomodava durante a greve era à ausência do asseio corporal, mas o problema foi resolvido com a liberação, por parte da direção da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), de um banheiro da ‘Casa do Povo’ para que ele se banhasse.

– Nos primeiros dias, com a ajuda de seguranças da Casa, usei o banheiro clandestinamente, mas me sentia mal com a situação. Felizmente, contando com o apoio de vários funcionários da Assembleia, a direção me cedeu o espaço e fico grato por isso – revelou bem humorado.


A base de líquidos, João Correia continua seu ato de protesto em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da Capital
A base de líquidos, João Correia continua seu ato de protesto em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da Capital

Nova negativa do TRE-AC

Pelo que parece, João Correia ainda deve permanecer por mais alguns dias no local, pelo menos é o que garante depois de ter, outra vez, seu pedido pela perícia da fita negado pela Justiça Eleitoral. A decisão foi confirmada na tarde de ontem (terça-feira) pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

– Confiei no TRE, mas de forma espantosa meu pedido não foi atendido novamente. Isso me frustrou bastante, mas não me fará desistir desta luta pela verdade. Estamos tomando providências para acionar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e solicitar um julgamento preliminar da petição o quanto antes, já que faltam pouco mais de 15 dias para as eleições. Também vamos buscar auxílio na Justiça comum. Enquanto isso, a greve continua.


Banheiro público (ao fundo) disponível para as necessidades do candidato já foi trocado, após cinco dias do manifesto
Banheiro público (ao fundo) disponível para as necessidades do candidato já foi trocado, após cinco dias do manifesto

Ele diz que vai recorrer até o “último grão” da Justiça para que a verdade seja esclarecida, sem cortes. E reforça que sua manifestação não está relacionada à campanha eleitoral.

– Espero que o TSE tenha um posicionamento diferente do Tribunal Regional. Que seja mais ágil e não demore 29 dias para avaliar a situação, como foi o caso do TRE. A defesa da verdade é muito maior que a eleição. Vou procurar a Justiça até o último grão. O que pretendo é provar que não sou o agressor violento que muitos estão pensando aqui no Acre, no Brasil e pelo mundo afora.

Questionado sobre o que pensava quanto à decisão desfavorável do TRE-AC, ele acredita que o medo da verdade está influenciando o posicionamento daquele órgão.

– Acho que houve um arranjo para que a verdade não venha à tona. Os poderosos estão por trás disso e procurando fazer o possível para que a perícia não seja realizada. Mas continuo acreditando na Justiça. Quando a questão chegar ao pleno nacional rapidamente o caso será resolvido – pontuou esperançoso.


Foto: Jornal Página 20
Foto: Jornal Página 20

“TRE-AC fez o que estava ao seu alcance”, diz presidente do órgão

A reportagem da Agência ContilNet procurou o Tribunal Regional Eleitoral do Acre para saber o posicionamento da entidade quanto a declaração de João Correia sobre a decisão de negar a perícia da fita.

Em manifesto através da assessoria de imprensa do órgão, o presidente, Desembargador Arquilau de Castro Melo, declarou que aquele Tribunal fez tudo que estava ao seu alcance com relação ao caso.

Segundo o presidente, o espaço dado aos candidatos foi igualitário, sem diferenciação, e João Correia ainda tem a oportunidade de gravar uma nova entrevista na TV5, direito que foi concedido pelo órgão.

Arquilau Melo destacou que o TRE-AC não tem poder para determinar a realização da perícia tão desejada pelo peemedebista. – Esse ato não é de competência do TRE, mas sim da Justiça comum – finalizou.

Fonte: Contil net

Nenhum comentário:

Postar um comentário