Publicidade

Juventude e Política

A Participação da Juventude na Política



A Participação da Juventude na Política
Quão difícil é ser Jovem nesta sociedade “civilizada”, ou como chamam “globalizada”. Sempre nos dizem estar errados, nada o que fazemos os agrada; Para fazer e “pagar” por certas coisas dizem-nos ser crianças, porém para outras já não temos mais idade.
O “tio capitalismo” nos diz como agir, falar, o que comer, vestir ou não. Decide tudo por nós, e nos classificam como lixo social, e ainda querem vender-nos a idéia de que ser Jovem é ser Livre.
Jogadas Políticas, incentivam o voto aos 16 anos, mostram uma idéia que chega a parecer falsa, de que a juventude tem o poder de decidir. E de fato tem, só falta descobrir e se usar disso. E já que essa molecada não tem ainda uma consciência critica e política formada, acaba por manter os "velhos camaradas" no poder.
Mas em meio a essa juventude de idéias bagunçadas, há os que se destacam, são lideres responsáveis, competentes e de fato interessados em participar e fazer a mudança acontecer, acreditando sempre, e mesmo com desafios cada vez maiores, um dia em uma sociedade onde reine a Justiça, possa ele e os demais viver.
Para que isso seja possível se faz necessário que os jovens sejam inseridos nos quadros e cenários sócio-político- religiosos de nosso país, pois eles têm o poder de transformação, a energia necessária, idéias renovadas e criativas para dar um rumo diferente à história de nossa sociedade.
Antes disso precisa compreender, dentre muitas outras coisas que “política” faz parte do dia-a-dia, e independente de sua ideologia ou sigla partidária, deve participar ativamente das discussões ou debates políticos que envolvem não só o futuro, mas em especial o presente.
Precisamos mudar a visão que a sociedade capitalista brasileira tem de não levar o jovem a sério. Nem o Jovem no Brasil tem levado o Jovem à sério. E se um país ou instituição seja ela administrativa, educacional, política, ou religiosa, não Acredita no Jovem, não poderá de forma alguma ter sucesso no seu amanhã.
VOCÊ JOVEM ACEITA ESSE DESAFIO?