Publicidade

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Apagão prejudica populações de Rondônia e Acre

Problema na subestação de Vilhenha (RO) deixou grande parte dos dois estados por cerca de quatro horas e meia sem energia. Rio Branco parou e empresários reclamam de prejuízos.

people_acUm apagão deixou parte das populações do Acre e Rondônia sem energia por cerca de cinco horas, nesta sexta-feira (8). Um problema na subestação de Vilhena (RO) causou o apagão na maioria das cidades dos dois estados, inclusive as capitais Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Caos no trânsito com semáforos apagados, perda de alimentos perecíveis (como carnes e frios), comércios e postos de gasolina paralisados, órgãos públicos e bancos sem serviços e atendimentos e cirurgias cancelados nos hospitais. Esta foi a situação na maioria das cidades atingidas pelo apagão.

“Perdi a produção da tarde todinha. Só em massas foram mais de R$ 1,5 mil, afora os outros produtos, como frios e o prejuízo nas vendas”. Assim a proprietária da Panificadora Pertutti, na Via Chico Mendes, em Rio Branco, explicou o prejuízo com o apagão. “Eu pago R$ 5,6 mil por mês em energia aqui e quando acontece isso, a gente chama o pessoal da Eletroacre, mas ninguém vem aqui nem dá uma explicação pra gente nem ressarcir os prejuízos”, disse a empresária.

No restaurante A Princesinha, segundo o empresário Roberto Vieira, o prejuízo também foi grande. “Além de estragar alimentos, a clientela não veio, mo restaurante ficou quase vazio hoje. O chopp está quente e os frios, como as sobremesas, podem estragar”, afirmou o empresário.

Em Rio Branco, a energia faltou por volta das 9h30 e só retornou às 14h. Mesmo assim, no restante da tarde faltou por várias vezes em intervalos diferenciados. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), o problema é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte), já que foi na geração.

Até o final da manhã desta sexta-feira, a Eletroacre não sabia informar o que causou o apagão e, segundo a assessoria de imprensa, somente após o problema solucionado receberia um relatório com as causas. A assessoria informou que a empresa paga os prejuízos que forem comprovados pelos consumidores, como perda de produtos e queima de aparelhos. A abertura do processo com pedido de ressarcimento pode ser feito, inclusive, pela internet através do site da Eletroacre. semaforos_apagados

O gerente regional da Eletronorte em Rio Branco, engenheiro José Loureiro Neves, disse que o apagão foi causado por um problema na subestação de energia em Vilhena atingida o linhão que interliga Acre e Rondônia ao restante do sistema energético do País. Ele afirmou que até às 11h30 a energia já havia sido religada em Vilhenha e Pimenta Bueno e que a previsão era de que até as 12h30 o problema fosse solucionado no restante das cidades dos dois estados, o que não aconteceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário