Publicidade

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ministro da Integração Nacional visita o Acre nesta sexta-feira

A pedido do governador Tião Viana, Fernando Bezerra vai anunciar o estado como primeiro beneficiário do Cartão da Defesa Civil Nacional

Romerito Aquino 


integrao_-_2.jpg
integrao_-_1.jpg
O Acre será o primeiro estado do país a se beneficiar do Cartão da Defesa Civil Nacional que o governo da presidente Dilma Rousseff lançou na terça-feira,12 (Foto: Divulgação)
O Acre será  o primeiro estado do país a se beneficiar do Cartão da Defesa Civil Nacional que o governo da presidente Dilma Rousseff lançou na terça-feira,12, para que estados e municípios atingidos por catástrofes naturais disponham de recursos com rapidez para socorrer as suas populações.

Foi o que anunciou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante audiência que concedeu nesta quarta-feira, 13, ao governador Tião Viana. O governador esteve em Brasília em busca de apoio do governo federal para ajudar a população acreana atingida pelas cheias dos rios acreanos.

Tião Viana convidou e o ministro Fernando Bezerra se dispôs a ir com ele a Rio Branco, na manhã de sexta-feira, 15, para ver de perto a situação da enchente do rio Acre e para anunciar as medidas de apoio do governo federal em favor dos desabrigados, entre elas o lançamento na capital acreana, pela primeira vez no país, do cartão da Defesa Civil Nacional. O ministro aprovou o pedido feito pelo governador para que o governo da presidente Dilma também garanta recursos que possam ajudar os desabrigados a construir novas residências em áreas fora do risco de alagação.

“O ministro Fernando Bezerra foi de uma sensibilidade total. Falando em nome da presidente Dilma, disse que vai ajudar o Acre nas necessidades que este momento requer”, disse o governador. Tião Viana disse ter ficado muito satisfeito ao saber do ministro que o Acre será o primeiro estado do país a se beneficiar do Cartão da Defesa Civil, que é uma espécie de cartão corporativo através do qual o governo federal vai repassar, de imediato e sem burocracia, recursos para os estados e os municípios ajudarem as vítimas das catástrofes naturais, que no caso do Acre se constituem hoje nas cheias dos rios acreanos.

“O ministro assumiu o compromisso comigo, com a deputada Perpétua Almeida e com bancada federal de irmos juntos para o Acre nesta sexta-feira pela manhã para lançar o Cartão da Defesa Civil, que é mais uma forma de solidariedade às vítimas das tragédias naturais”, disse o governador, ao lado da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que também participou da audiência.

Além disso, segundo afirmou Tião Viana, o ministro da Integração mostrou-se solidário ao pedido do governo do estado e da prefeitura de Rio Branco “de readequação do ambiente de vida e de moradia das famílias mais vulneráveis nessa hora de enchente tão doída que vivemos agora no Acre”.

Após ouvir de Fernando Bezerra os compromissos de ajuda de seu ministério para as vítimas das enchentes no Acre, o governador ligou para o prefeito Raimundo Angelim e passou para o próprio ministro da Integração comunicar as ajudas do governo federal. Angelim transferiu a sede da prefeitura para o Parque de Exposições, onde estão alojadas as famílias desabrigadas.

“Estamos solidários na alimentação, no serviço médico, no serviço de saúde e no apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, dos servidores da Defesa Civil e da Saúde. Tudo que pode ser feito nesta hora está sendo feito, numa hora de surpresa dolorosa das famílias. Mas estamos todos juntos e as soluções vêm também com o apoio da presidente Dilma através do ministro Fernando Bezerra”, disse o governador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário