Publicidade

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Jorge Viana e Petecão vão para o Senado

Jorge Viana é o senador mais votado

O candidato Jorge Viana (PT) conquistou uma das duas vagas acreanas para o Senado nas eleições deste domingo, 3.

Candidato da chapa “Frente Popular do Acre”, ele recebeu 204.200 dos votos válidos. O resultado parcial foi divulgado às 00h com 99,9% das urnas apuradas.

O cargo público mais recente ocupado por Jorge Viana foi de governador do Acre entre o período de 2003 a 2006, quando foi reeleito governador do Acre. Jorge exerceu o primeiro mandato de governador no período 1999 a 2003.

O primeiro cargo público do senador eleito foi como prefeito de Rio Branco no período de 1993 a 1996. Tanto os mandatos de prefeito, quanto os mandatos de governador de Jorge foram marcados pela valorização do que ele chama de “orgulho de ser acreano” e a revitalização de prédios públicos, bem como investimentos em infraestrutura.

Jorge Viana também investiu em políticas de sustentabilidade e foi um dos estimuladores da discussão do desenvolvimento sustentável no Acre. A temática espalhou-se por outros estados e fez com que Jorge Viana fosse convidado a ser palestrante em vários estados e países.

Perfil do candidato
Jorge Viana tem 51 anos, nasceu em Rio Branco. Ele é formado em engenharia florestal pela Universidade de Brasília (UnB). Foi criador e diretor da FUNTAC e atuou como colaborador do ambientalista Chico Mendes no final da década de 80.

O agora senador eleito estava sem cargo público desde que deixou o governo do Acre. Jorge Viana dedicou-se ao trabalho na iniciativa privada. Foi presidente do Conselho deliberativo da Helibrás.
Jorge Viana volta à política como o candidato ao Senador mais votado do Acre e garante que em seu mandato vai trabalhar para trazer melhorias para o Estado em parceria com o outro Senador que faz parte de seu partido, Aníbal Diniz.

Com a vitória de Jorge, a Frente Popular do Acre fica com a maior representatividade no Senado Federal.

“A gente está na política para tentar honrar os desejos e os sonhos do povo acreano de ver a vida melhorando, de ver um estado como o Acre dando certo. Esse estado já foi motivo de piada, já decepcionou os acreanos e agora está dando certo. Hoje o Acre é um exemplo para o Brasil”, afirmou Jorge Viana no momento em que aguardava sua hora de votar neste domingo. (Nayanne Santana)

Um candidato do jeito que o povo quer

Slogan 100% popular, hit “Dá-lhe, Petecão” e o bordão “Vai dar certo” consolidam nome da maior liderança da oposição acreana

Com 199.004 mil votos, Sérgio de Oliveira Cunha, Sérgio Petecão (PMN), foi eleito para uma das vagas ao Senado, com 99,9% dos votos apurados.

O candidato começou a carreira de político em 1984, tentando a vaga de vereador de Rio Branco, mas apenas em 1994 conseguiu ser eleito para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), ficando no cargo por três mandatos. Em 2006, ele foi eleito a deputado federal.

Petecão fez parte da Frente Popular do Acre (FPA) até 2008, quando anunciou a saída da coligação e a criação de uma chapa de oposição para a Prefeitura de Rio Branco.

Dos 16 anos em que ele fez parte do grupo governista, o político exerceu a presidência da mesa diretora da Aleac por dez anos.

Senado
Com o slogan 100% Popular utilizado na campanha de 2008, o político aceitou ser candidato ao Senado depois de discutir com amigos e parentes a aventura de uma carreira majoritária.

“Essa candidatura nasceu de um entendimento entre os membros da oposição. Era preciso lançar uma candidatura competitiva, com densidade eleitoral para ajudar nas demais candidaturas majoritárias. Daí, me fizeram o convite. Eu confesso que pedi um tempo para pensar, também conversar com as pessoas próximas a mim”, falou Petecão.

O político afirmou que a candidatura foi impulsionada pela própria população com o objetivo “tenta mostrar que os membros da Frente Popular não têm tudo.”

“De imediato, confesso que não esperava essa aceitação. Achava que, no decorrer da campanha, iríamos crescer. Mas tínhamos por certo que o povo do Acre jamais iria dar duas vagas para a FPA. A democracia precisa de um contraponto, um contraditório, pois toda unanimidade, como diz Nelson Rodrigues, é burra”, justificou o eleito.

Juventude
Petecão é o mais entre os cinco irmãos. Após a morte do pai, ele teve que começar a trabalhar, ajudando a mãe, Raimunda de Oliveira Cunha, a tomar conta do único negócio da família, uma bomba de gasolina flutuante na margem do rio Acre.

Com o passar dos anos, a família conseguiu comprar um posto de gasolina, localizado na Rua Seis de Agosto. Os negócios da família só permitiu que ele estudasse até o ensino médio.

Jingle sucesso
Quando o Petecão ganhar, quem ganha é o povo
Eu sou Petecão de novo.
Eu voto com amor.
Votei para deputado, vou votar para senador.
333 é o bem do povo.
Eu sou Petecão de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário